MANDAGUARI ONLINE CAPA NOTICIAS TV JOL FESTAS&EVENTOS CLASSIFICADOS BLOGS&PARCEIROS
  Jandaia do Sul, 23 de Outubro de 2019  | Fale Conosco |  
 
 

Geral
Publicado em 10/11/2016 às 08:04
Paraná confirma primeiro caso de microcefalia associada ao Zica

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quarta-feira (9) o primeiro caso autóctone de microcefalia associada ao vírus da zika no Paraná. A vítima da doença é um menino que nasceu no dia 17 de agosto em Cascavel, no oeste do estado.

Segundo a Saúde municipal, a mãe, que contraiu o vírus na cidade, apresentou alguns sintomas da contaminação pelo vírus da zika já nos primeiros meses de gestação, como manchas pelo corpo, e passou a ser acompanhada. O parto e o pré-natal foram feitos pela rede particular de saúde. Este é o segundo filho dela.

A criança nasceu prematura de sete meses e tem atualmente o peso e tamanho de um recém-nascido de seis dias. Ainda não é possível afirmar se estas condições se devem à prematuridade ou à doença e mesmo se a criança terá sequelas.

"A criança está sendo atendida por uma equipe da Saúde de Cascavel, além de  outros atendimentos normais como já vinham sendo feitos. Ele não apresentou qualquer outra sequela além da própria microcefalia, um perímetro encefálico menor. Todo o esforço será agora para acompanhar e estimular esta crinaça pelos próximos dois anos", observa a médica Lilimar Mori, da 9ª Regional de Saúde.

Ela disse ainda que outros casos, porém importados, estão sendo investigados e acompanhados no estado, inclusive na regional de Cascavel.

A Secretaria de Saúde do Paraná está investigando outros quatro casos de microcefalia por vírus da zika. Até agora 39 gestantes tiveram a infecção pelo vírus confirmada no estado. Desse total, 34 crianças já nasceram sem apresentar a microcefalia.

Contuneu lendo no G1

 
k
 
 


 
fg

 
 


 
 
 
 
 

 

 

2016 © - Jandaia Online - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webconstrutora

É expressamente proibido copiar, modificar e/ou utilizar de 
qualquer forma as fotos, vídeos, áudios ou textos deste site sem prévia autorização.