MANDAGUARI ONLINE CAPA NOTICIAS TV JOL FESTAS&EVENTOS CLASSIFICADOS BLOGS&PARCEIROS
  Jandaia do Sul, 21 de Outubro de 2019  | Fale Conosco |  
 
 

Jandaia do Sul
Publicado em 23/09/2016 às 21:29
Semana Nacional do Trânsito

Pela redução dos acidentes e mortes no trânsito, a Câmara Municipal de Jandaia do Sul realiza a Semana Nacional do Trânsito, que é comemorada entre os dias 18 e 25 de setembro, com a finalidade de conscientizar a sociedade, com vistas à internalização de valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a “valorização da vida” focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos.

Algumas das atitudes que ajudam a evitar acidentes no trânsito são:

Atravessar a rua nas faixas de pedestres; (Lei nº 2.815/15 de autoria do Vereador Wesley Martins de Lima)

A educação dos motoristas será demonstrada no respeito ao pedestre na faixa. Quando o pedestre sinalizar que quer atravessar, o condutor, educadamente, lhe dará a preferência, parando o veículo. Para evitar a colisão traseira, o motorista deverá sinalizar com o pisca-alerta e colocar o braço para fora do carro, movimentando-o para cima e para baixo - sinal que indica a diminuição da velocidade.

Já o pedestre precisa saber que para atravessar a rua, deverá sinalizar com a mão, como se estivesse pedindo para o ônibus parar, e aguardar na calçada até que o motorista visualize seu pedido e lhe dê a preferência. A travessia deve ser feita sempre pela faixa de pedestres e, por segurança, nenhum pedestre deve circular no meio dos veículos.

Importância das placas de trânsito

É fundamental para qualquer motorista, e para o pedestre também, saber os significados das placas de trânsito. Pois, elas garantem que existam regras e ordens em vias públicas, assim assegurando um tráfego seguro para toda a população.Você que está tirado sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) certamente teve, ou tem, que aprender todos os significados das placas. Elas são um dos conteúdos mais importantes e cobrados no exame teórico.As placas de trânsito são divididas em Placas de Regulamentação, Placas de Sinalização de Obras, Placas de Advertência, Placas de Indicação, Placas Educativas, Serviços Auxiliares e Placas de Atrativo Turístico.

Uso da seta é fundamental para prevenir acidentes no trânsito

As luzes indicadoras de direção são a principal forma de se comunicar com outros motoristas no trânsito. Se o condutor não sinaliza uma conversão, ou seja, não dá a seta ao entrar em uma rua ou garagem, os demais motoristas não conseguem programar a redução de velocidade necessária ou frear a tempo. 

 

Respeite os limites de velocidade

Vários elementos são levados em consideração para se definir até qual velocidade um veículo pode transitar em determinada via. Por esse motivo, respeitar os limites de velocidade é um ponto crucial para se evitar ou diminuir os danos em caso de acidente. 

Se beber, não dirija

Apesar da regra ser bem clara e o fato de beber e dirigir configurar um grave crime de trânsito, muitos ainda seguem colocando vidas em risco e dirigindo embriagados. Não há limite seguro: independente da quantidade ingerida, os reflexos não são mais os mesmos, o raciocínio fica prejudicado e o condutor perde a capacidade de julgamento. Se beber, pegue um táxi.


Celular longe do volante

Um dos problemas relatados por Martins é o uso do celular no trânsito, principalmente com mensagem de texto, pois quando se baixa a visão para digitar duas ou três palavras se perde um tempo precioso no trânsito. A dica é: assim que entrar no carro, coloque o celular na bolsa ou no porta-luvas.

Use sempre o cinto de segurança

O cinto de segurança se tornou um grande aliado na diminuição dos índices de acidentes graves de trânsito. Nunca é demais repetir: use o cinto de segurança sempre. O Manual de Direção Defensiva enfatiza que os cintos de segurança devem estar em boas condições de conservação e todos os ocupantes devem usá-los, inclusive os passageiros dos bancos traseiros, mesmo as gestantes e as crianças.

 
k
 
 


 
fg

 
 


 
 
 
 
 

 

 

2016 © - Jandaia Online - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webconstrutora

É expressamente proibido copiar, modificar e/ou utilizar de 
qualquer forma as fotos, vídeos, áudios ou textos deste site sem prévia autorização.