MANDAGUARI ONLINE CAPA NOTICIAS TV JOL FESTAS&EVENTOS CLASSIFICADOS BLOGS&PARCEIROS
  Jandaia do Sul, 21 de Outubro de 2019  | Fale Conosco |  
 
 

Saúde
Publicado em 29/09/2011 às 19:29
Departamento de Saúde realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Este mês o Departamento de Saúde de Jandaia do Sul, através da articulação em rede das equipes Estratégia Saúde da Família, Roda de Terapia Comunitária e de Saúde Mental, promoveu atividades de prevenção ao suicídio nas comunidades atendidas pelas Unidades de Saúde. Em todo o mundo, no dia 10 de Setembro se comemora o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, por iniciativa da Associação Internacional de Prevenção ao Suicídio, com o apoio da Organização Mundial de Saúde. Tal comemoração visa melhorar o esclarecimento acerca dos comportamentos suicidas, através da divulgação de informações, diminuição do estigma e, sobretudo, procura difundir a idéia de que o suicídio é, na maioria das vezes, previsível e tratável, representando anualmente muitas mortes que têm impacto significativo na família e na sociedade. Estima-se que a cada suicídio cerca de 100 pessoas sejam afetadas direta ou indiretamente (06 delas de forma profunda).

Diante dessa problemática, programas de prevenção não pretendem fornecer informações sobre os métodos de suicídio e sim orientações para evitarmos este comportamento, com o objetivo de ajudar muitas pessoas a saberem onde procurar ajuda na hora de desespero. Não devemos julgar as pessoas que pensam ou mesmo tentam tirar a própria vida, mas pensar que essa atitude, muitas vezes é causada pelas dificuldades da vida em momentos e situações difíceis de serem superadas. Assim, se a pessoa souber com quem contar, com quem dividir seus problemas, suas angústias, suas tristezas; se tiver o apoio necessário para assumir a direção de sua vida com um pouco mais de esperança e calma, lançando um olhar mais positivo diante das situações problemáticas que enfrenta, passará a acreditar que muitas coisas que antes pareciam impossíveis, podem ser mudadas.

Equipes de saúde preparadas para esse tipo de escuta e acolhimento certamente contribuirá muito para a redução das taxas de suicídio e para a promoção da saúde mental de todos os envolvidos. Uma informação cuidadosa acerca do suicídio previne a imitação ou contágio, mas também promove qualidade de vida e esperança. Considerando a importância do suporte da Atenção Básica e dos programas de Saúde, nosso município conta com o apoio do Departamento de Saúde e com o trabalho das Equipes de Estratégia Saúde da Família, da Roda de Terapia Comunitária, da Oficina de Atividade Ocupacional, do serviço de Psicologia e dos Amigos Visitantes, Parceiros da Saúde, articulados na rede de atenção e promoção à Saúde Mental. Para maiores esclarecimentos, procure a Unidade de Saúde mais próxima à sua casa.
 

 
k
 
 


 
fg

 
 


 
 
 
 
 

 

 

2016 © - Jandaia Online - Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webconstrutora

É expressamente proibido copiar, modificar e/ou utilizar de 
qualquer forma as fotos, vídeos, áudios ou textos deste site sem prévia autorização.